domingo, 22 de agosto de 2010

A arte do transformista na visão de Na Mira Salvador

Vínhamos falando aqui, em nosso Blog, do transformismo em diversas situações e varias fases, bem como dos transformistas.

Mas o que será de fato o transformismo? Será que realmente podemos considerar o transformista um artista? Será afinal uma mera imitação, apenas um arremedo¹?

Hoje a arte dos transformistas e uma das mais valorizadas no mercado de diversão no Brasil – como eu queria divulgar esta noticia! Mas apesar de termos um grande numero de artistas talentosos a sua valorização ainda é muito aquém da realidade de sua grandeza.

As apresentações transformistas estão espalhadas por todas as partes, teatro, casa noturnas, filmes, e até mesmo em novelas e é sucesso garantido de publico.

Temos em Salvador uma infinidade de pessoas exercendo esta arte e como apreciador de todas as artes buscamos através de depoimentos de alguns destes artistas, contar um pouco da magia deste mundo.

Voltamos assim a primeiras questão e em busca da resposta a pergunta, o que é o transformismo fomos até a internet, passamos horas pesquisando é foi muito difícil encontra uma resposta querente. Muitas são as definições que aparecem. “Mas show ou espetáculo transformista”, muito pouco, quase nada. Em compensação se "googar" com a palavra travestismo, aí aparece muita coisa, porém confusas.

Sabemos a que podemos analisar de varia s formas o trabalho ou arte transformista, mas o que queremos aqui é uma resposta breve e o que conseguimos montar deste verdadeiro quebra cabeça foi o seguinte! Não podemos definir a arte do transformismo com uma única palavra e nem com contextos de frases aglomeradas, pois o transformismo é uma arte e como tal uma forma livre de expressão.

É mais uma das várias modalidades do fazer artístico; uma entre tantas de uma grande área da interpretação e que congrega diferentes e variadas formas de interpretar e diversas linguagens artísticas.

Nascido no teatro e por um tempo restrito ao meio de sociabilidade “gay” vem retornando a raiz, com o reconhecimento do transformista e seu talento teatral, assim sendo reconhecidos como atores, e não meros transformistas “dubladores”!

Assim, o show de transformismo, atualmente, se realiza por meio de uma combinação de técnicas variadas. Estas técnicas se dividem em três categorias: a dublagem (ou outra técnica artística possível), a performance e a produção visual. Sem estes três quesitos não há show.

Para melhor visualização do que queremos explicar poderíamos escolher um punhado de atores transformista daquide salvador para ilustração, mas elegemos o que consideramos o mais completo para este papel.

Continua..

1. s.m. Ato ou efeito de arremedar.
Imitação, cópia.
Aparência, ficção: um arremedo de vida.
Farsa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário